Vinte e um Perfis Do Instagram Para Apaixonados Por Livros


Sete Passos Para Recolher Tua Corporação Do Vermelho


Brian Fernandez estava andando pelos corredores do mercado recinto de tua cidade, Leamington, no Canadá, mais conhecida como a “Cidade dos Tomates”, quando percebeu algo diferenciado pela prateleira de molhos. Ao invés de achar o esperado ketchup da marca Heinz, o engenheiro civil se deparou com um pote vermelho da French’s, mais conhecida por sua mostarda.


Curioso, resolveu procurar mais informações sobre o artefato e descobriu que os tomates utilizados pra elaboração daquele ketchup eram colhidos na sua própria cidade. A identificação com o produto foi imediata - ainda mais impulsionada pelo episódio da Heinz ter fechado, em 2014, uma empresa com sede na cidade, causando a demissão de 800 funcionários.


Empolgado com a sua descoberta, Brian fez um artigo em seu perfil no Facebook. O que ele, e muito menos as duas marcas, não sabia era que esse mesmo postagem viralizaria, fazendo com a cidade se mobilizasse para fazer um boicote à Heinz, aumentando em 3 vezes a criação da French’s.


  • 7 - Parcerias

  • Que palavras devem estar presentes no Alt Text

  • O Canadá necessita de Imigrantes

  • 82: Açúcar ou adoçante



Brian tinha apenas 420 amigos em teu perfil, mas isso não impediu que teu post fosse compartilhado mais de mil vezes. Com isto, aquela ideia de que somente grandes carros de comunicação conseguem influenciar a avaliação de seus compradores cai por terra. A web tornou possível o acesso o dado instantaneamente, o que facilita, e muito, a oportunidade dos conteúdos serem repassados pra mais pessoas do que se fossem publicados postagens em um jornal ambiente.


Dessa forma, é respeitável olhar-se a todos os comentários que abordam teu negócio, mesmo os considerados “menos relevantes”, os quais passariam despercebidos para ti e tua equipe. Nada disso teria acontecido se Brian tivesse procurado a respeito da French’s e não encontrasse nada significativo, como o caso da corporação utilizar tomates locais em sua criação. Um prazeroso conteúdo, seja institucional ou de opinião pública, pode fazer muita diferença no teu negócio.


Se um comprador potencial entrar em contato com algum serviço ou produto da sua corporação e não descobrir informações relevantes, muito provavelmente ele irá procurar por outras opções. Este supervisionamento de avaliação e conteúdo precisa ser constante, uma vez que, do mesmo modo mostrado no case, qualquer post poderá gerar uma onda de opiniões, positivas ou negativas, a respeito da tua marca, da noite para o dia.


Alguns anos atrás, se você quisesse saber qual era a melhor marca de ketchup, você, porventura, procuraria por críticas de especialistas ou até mesmo posts que contassem a respeito do artefato. Nesta hora o caso é outro. As pessoas dão uma credibilidade muito maior aos comentários e feedbacks que ouvem de seus amigos ou familiares do que a de um especialista. Essa mudança no posicionamento dos compradores fez com que o postagem de Brian viralizasse, pois era alguém comum informando pra novas pessoas que bem como consumiam esse mesmo item. Quantos foram os casos que, nos últimos meses, fizeram com que marcas tivessem que se posicionar publicamente em conexão a tua conduta? Numa contagem rasa, podemos referir o caso do Boteco Quintandinha e da Trident.


No caso da Heinz, a organização, até o presente momento, não se posicionou a respeito do “boicote” elaborado pelos moradores de Leamington. Essa ideia estava se espalhando tão muito rapidamente que o prefeito da cidade teve que meter-se, afirmando que alguns produtos da Heinz ainda empregavam 400 moradores da cidade, porém isso não foi o suficiente.


Se a Heinz tivesse monitorado os comentários que estavam chegando dos clientes, ela poderia ter encontrado uma saída pra, se não findar com a da instabilidade, no mínimo minimizar a ação sobre isto as vendas. Um lugar rapidamente faz com que seus consumidores sintam que sua empresa está preocupada com eles, diminuindo, em muitos casos, o choque da incerteza.


Em um primeiro instante, estas lições conseguem parecer muito lógicas, entretanto, em tempos de recessão, até já grandes empresas têm dificuldade em encontrar as melhores saídas. É por estas e outras razões que empreendedores devem a toda a hora se manter antenados no que está rolando com suas marcas. Apesar de tudo, se a vida te oferece tomates, por que não fazer um ketchup?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *